Home / Destaques / Solenidade cria Núcleo “MMDC Alto Tietê – Voluntário Fernando Pinheiro Franco”

Solenidade cria Núcleo “MMDC Alto Tietê – Voluntário Fernando Pinheiro Franco”

Sergio Miranda (presidente), e Ten. Cel. PM Ary Kamiyama (vice-presidente)

Sergio Miranda (presidente), e Ten. Cel. PM Ary Kamiyama (vice-presidente)

O 67º Núcleo MMDC, denominado Alto Tietê – Voluntário Fernando Pinheiro Franco, realizou uma solenidade para dar posse a sua diretoria, bem como homenagear autoridades militares e civis da região. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (25/04) no CEMFORP – Centro Municipal de Formação Pedagógica, na cidade de Mogi das Cruzes.

Esse mais novo núcleo ligado a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, que faz referência a um dos voluntários da região que atuaram na revolução, tem como objetivo manter viva a memória do Movimento Constitucionalista de 1932.

Estiveram presentes prestigiando a posse da diretoria o presidente da Sociedade Veterano de 32 – MMDC, Coronel PM Mario Fonseca Ventura; o vice-prefeito da cidade de Mogi das Cruzes, Juliano Abe; o coronel da Polícia Militar José Eduardo Stanelis, comandante do policiamento metropolitano de São Paulo; o presidente do Núcleo MMDC Leste da cidade de São Paulo, Major PM Natanael Soares dos Santos; o empresário Hernanny Gutierres, presidente do Núcleo MMDC de Atibaia; o presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Veteranos de 32, professor Rodrigo Gutemberg, entre outras autoridades civis e militares.

A diretoria do Núcleo MMDC – Alto Tietê – Voluntário Fernando Pinheiro Franco ficou assim formada: Presidente: publicitário Sergio Miranda; Vice-Presidente: Ten. Cel. Ary Kunihiro Kamiyama, que é o atual comandante do 17 Batalhão de Policia Militar Metropolitano; 1º Secretário: GCM/SP Marcos Antônio Pinto de Moraes; 2º Secretário: Sr. Valterli Martinez (SINCOMERCIO); Tesoureiro: 2º Sgt PM André Luiz Ferreira dos Santos; Diretor Cultural e de Ensino: Prof. Marcos Freitas de Oliveira (SESI); Diretor de Cerimonial: Major PM Luís Claudio Figueiredo Barnabé; Diretor Relações Públicas: Capitão PM Alex Cesário do Amaral; e Diretor Jurídico: Dr. Sergio Natal Candido Junior.

A sigla MMDC são as iniciais dos nomes de quatro jovens paulista (Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo) que protestaram contra a ditadura do então Presidente Getúlio Vargas, e que, foram mortos no dia 23 de maio de 1932 na Praça da República durante conflito com apoiadores do governo de Getúlio, e que deu origem a Revolução Constitucionalista no dia 9 de julho daquele ano. Os quatro jovens se tornaram símbolos da “Guerra dos Paulistas”, que reivindicavam uma nova constituição, novas eleições e o fim do governo provisório.

Mesmo com a derrota em batalha, no dia 2 de outubro de 1932, os paulistas saíram vitoriosos, pois alcançaram seus objetivos.

O MMDC – Alto Tietê “Voluntário Fernando Pinheiro Franco busca resgatar esse marco civil dos paulistas, atualizando acervos histórico da época e manter a memória junto à população, por meio de palestras e eventos que valorizem personalidades militares e civis.

Por Sergio Miranda

(à partir da esquerda) Capitão PM Amaral; 2º Sgt PM André; GCM/SP Marcos Antônio Moraes; Ten. Cel. PM Ary; Dr. Sergio Natal; Sr. Valterli Martinez; Prof. Mrcos Freitas; e Major PM Ferreira.

(à partir da esquerda) Capitão PM Amaral; 2º Sgt PM André; GCM/SP Marcos Antônio Moraes; Ten. Cel. PM Ary; Dr. Sergio Natal; Sr. Valterli Martinez; Prof. Mrcos Freitas; e Major PM Ferreira.

Coronel Mario Fonseca Ventura

Coronel Mario Fonseca Ventura

Composição da Mesa Solene

Composição da Mesa Solene

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Policiais Militares de 17º BPM/M sendo homenageados

Policiais Militares de 17º BPM/M sendo homenageados

 

Medalhas: Combatentes de 32 (Núcleo de Atibaia), MMDC e Dráusio (Sociedade Veteranos de 32 - MMDC)

Medalhas: Combatentes de 32 (Núcleo de Atibaia), MMDC e Dráusio (Sociedade Veteranos de 32 – MMDC)

 

Scroll To Top