Home / Notícias / Educação / Índices apontam que a evasão escolar da região leste de São Paulo vem diminuindo

Índices apontam que a evasão escolar da região leste de São Paulo vem diminuindo

Entenda o que é evasão e como ela reflete no ambiente escolar da região

saladeaula

A evasão nas escolas vem sendo discutida há alguns anos e vem à tona quando se fala de crianças com algum grau de deficiência. Evasão escolar nada mais é do que o ato de abandonar os estudos por quaisquer motivos.

Com base em dados do ano de 2016 cedidos pela prefeitura, o índice de evasão é mais alto referindo-se aos estudantes com deficiência, apontando cerca de 11,1% de alunos evasivos entre 2016 e início de 2017. Por esse motivo, este tema foi discutido em uma das reuniões sobre a mobilidade urbana na Associação Comercial – Distrital São Miguel. Durante a reunião, o munícipe André Anselmo, ministrou palestra apontando como um dos principais motivos para a evasão escolar, a carência de estrutura da maioria das escolas regionais.

Com base nesses dados, a Prefeitura Regional de São Miguel Paulista em apoio à Secretaria da Pessoa com Deficiência colocou em foco a criação de uma campanha que tenha como visão o favorecimento da mobilidade de pessoas com deficiência, não só no âmbito escolas, mas também em locais de lazer e centro comercial. A proposta ainda está sendo discutida e não tem data de efetivação.

De acordo com a Diretoria Regional de Ensino Leste 2, da qual fazem parte escolas de São Miguel Paulista, os índices de abandono vêm diminuindo. Os dados referentes ao Ensino Fundamental Anos Finais são de 2,11% e do Ensino Médio são de 3,53% referentes ao último levantamento feito. Concluindo que a evasão ocorre em maior quantidade nas escolas estaduais.

 

Por Bianca Miranda.

Scroll To Top