Home / Artigos / Entenda os custos da sua empresa!

Entenda os custos da sua empresa!

Por: William Andrade - Consultoria Fazão e Andrade.

Custo obra

Existe um ditado popular que acho bem interessante: “Custo é igual unha, tem que ser cortado toda semana”.

O que são custos numa empresa?

“Custos são gastos relativos ao bem ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços.” Os mesmos podem ser:

Custos fixos – dispêndios que não variam proporcionalmente com o volume de produção (Exemplos: aluguel do imóvel, IPTU, empregados administrativos como os de segurança); e Custos variáveis – são os diretamente relacionados com o processo de produção ou o escoamento dos seus volumes produzidos. Exemplos: matéria prima, embalagem, comissões de vendas, dentre outros.

Os custos e despesas também podem ser classificados em fixos ou variáveis:

Custos ou Despesas Fixas: aquilo que não varia com o volume (produzido ou vendido) e; Custos ou Despesas Variáveis: aquilo que varia em função do volume (produzido ou vendido).

Os custos dividem-se ainda em Diretos e Indiretos:

“Custos Diretos. São todos os custos diretamente ligados aos produtos e geralmente são mais fáceis de identificar, como matéria-prima, insumos e mão-de-obra de funcionários dos centros de custos produtivo e;  Custos Indiretos. Já estes, ainda que ligados aos produtos, são um pouco mais difíceis de serem identificados, como mão-de-obra de funcionários de outros centros de custos, mas que prestam serviço referente a fábrica como manutenção, almoxarifado. ”

“Despesas – bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas e deixa de forma clara que custos só se refere aos sacrifícios na produção.

Conclui-se, então, que o correto seria nominar “Gestão de Gastos” e não somente os custos. Pois dessa forma teremos uma visão geral de onde podemos economizar e trazer resultados para a sua organização.

Scroll To Top